Exercício físico e o clima frio
- 26 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Sabemos que a temperatura é capaz de influenciar no desempenho físico. Mas o que acontece quando treinamos em clima frio? O ar ambiente frio não representa um perigo capaz de lesionar a passagem respiratória, pois até mesmo em temperaturas extremas o ar em geral será aquecido em temperaturas que variam de 26,5 a 32,2°C. O aquecimento do ar inspirado faz aumentar a capacidade de contenção de umidade, o que produz perda considerável de água por parte das passagens respiratórias, sendo assim, em um clima frio o trato respiratório perde uma quantidade significativa de água e calor, mais particularmente durante exercícios extenuantes e sua grande necessidade de aumentar a captação de ar atmosférico. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A perda de líquidos pelas vias respiratórias contribui com frequência para a desidratação global, a boca seca, a sensação de queimação na garganta e a irritação generalizada das passagens respiratórias, podendo causar tosse. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A utilização de cachecol ou máscaras que cubram o nariz e a boca auxiliam na redução da perda de água é no aquecimento do ar das próximas incursões respiratórias. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀ Independente do clima, beba bastante líquido (não alcoólico) durante os exercícios físicos!!!







Comentários